Como escolher um nicho de negócios ?

O que é um nicho de mercado ?

É uma segmentação, ainda mais, recorte de um mercado. como resultado, é a identificação de um grupo menor dentro de um setor, com necessidades e interesses específicos.

Os problemas enfrentados por esse público ainda não possuem soluções viáveis no mercado uma oportunidade para empreendedores.

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Com estratégias adotadas pela Análise de presença OnLine do marketing digital. Finalmente a internet, tende a ajudar na segmentação orgânica dos públicos.

 

Como escolher um nicho de negócio:?

Destacar agregar valor aos seus produtos.

Com pouco investimento, é possível atingir um público muito mais interessado no que você tem a oferecer.

É uma área determinada do mercado, criando um elo com os seus clientes, tão consolidado que os concorrentes não conseguem rompê-lo.

É essencial, pois a empresa adquire um foco e assim possui as condições necessárias para elaborar melhor o seu marketing digital.

Toda estratégia realizada dentro do marketing digital, depende da empresa saber, provavelmente, o que são nichos de mercado e se identificar com um deles.

1. Faça uma lista de temas ou títulos daquilo que você sabe fazer

Pense sempre naquilo que você gosta de fazer. No mercado do marketing digital, você sempre vai precisar de se atualizar, assim, tente reduzir essa lista para as atividades que você realmente sabe desempenhar bem.

É importante ter desapego nessa etapa para entender que nem sempre o tema que você tem mais interesse é o ideal para você abordar.

2. Amplie as possibilidades

Foque em encontrar acima de tudo, um nicho rentável que tenha foco com as habilidades listadas na primeira dica.

Pense também em informações que você já buscou na internet e obteve resultados não satisfatórios, assim, seja pela ausência deste tipo de conteúdo ou pela superficialidade com a qual o tema foi abordado.

Palavras-chave ou Keywords são palavras, provavelmente, expressões utilizadas nos mecanismos de busca, como o Google, para encontrar informações sobre determinado assunto. Veja o curso.

Por exemplo: se você digitar a palavra “marketing” na barra de pesquisa do Google, receberá vários resultados e terá que visitar muitas páginas, até encontrar a mais adequada ao seu objetivo.

Quando você já sabe o tipo de informação de marketing que está buscando, utilizará uma palavra-chave específica como “marketing digital para iniciantes” ou “marketing no digital para pequenas empresas”.

3. Avaliação de  oferta x procura sobre como escolher um nicho de negócios.

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Inicie uma pesquisa nas ferramentas de palavras-chave dos buscadores mais utilizados, como o do Google, sobre a demanda pelos assuntos selecionados mas sempre atentando as buscas similares ao que você deseja produzir com qualidade e quantidade.

Essas ferramentas apresentam a quantidade de buscas mensais locais e globais por palavras-chave.

Uma das melhores ferramentas para verificar a demanda por um nicho é a Google AdWords Keyword Tool, mas você ainda pode recorrer ao Keywordtool.io e ao Sem Rush.

Verifique na ferramenta qual o índice de procura pelo assunto do produto na internet: há demanda suficiente? Com que frequência suas principais palavras-chave são buscadas?

Veja se existem produtos similares sendo vendidos nos sites que aparecem nos buscadores quando essas keywords são buscadas, e caso existam, analise sua concorrência.

4. Entenda as tendências de como escolher um nicho de negócios 

O ideal é dar sequência às suas pesquisas para encontrar tendências mais específicas , ainda mais, escolher um nicho com maior procura e menor oferta.

O próprio Google pode trazer insights valiosos. Ao realizar uma pesquisa, a ferramenta completa automaticamente sua frase com os termos mais buscados, enquanto, essas sugestões podem te dar boas ideias de nichos de mercado para investir!

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Para tomar a melhor decisão sobre as sugestões, utilize o Google Trends.

É possível fazer um comparativo entre palavras-chave, acima de tudo, visualizando em um gráfico qual a melhor opção para você segmentar.

5. Analise se dá para competir como escolher um nicho

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Se o nicho escolhido por você já tem uma lista de produtos mais vendidos, não é motivo para desanimar.

Olhe isso como uma oportunidade, afinal, se há altos índices de vendas, existe muita procura por aquele tipo de solução ou serviço.

Faça uma pesquisa da sua concorrência, visite a página deles e entre em contato via e-mail  para entender a forma como eles operam e como é a relação deles com seus potenciais clientes.

Esse trabalho é minucioso, exige muita pesquisa, visão analítica e dedicação do empreendedor para encontrar as brechas existentes no mercado, que podem ser atendidas pelo seu produto/serviço.

6.  Foque em um público específico de como escolher um nicho de negócios.

Nós falamos sobre a persona na maioria dos nossos textos, acima de tudo, não neste poderia ser diferente.

  • Que  tipo de conteúdo eu devo usar? (tema)
  • Quais são as redes sociais nas quais a meu público busca informação? (network)
  • Quais as necessidades desse meu público?
  • Qual o problema dele?
  • O que ele espera do meu produto?
  • Meu produto resolve esse problema?

Criar um produto para adolescentes não é específico suficiente. Mas selecionar adolescentes, do sexo masculino, que praticam esportes radicais e estudam em escolas particulares de Belo Horizonte, fará com que você seja mais assertivo na sua proposta.

7. Realize testes de como escolher um nicho de negócios.

Escolheu um nicho, está na hora de testar se sua ideia tem potencial para conquistar esse mercado.

Crie um protótipo, ou MVP (Minimum Viable Product), que é uma versão inicial do seu produto e que te permitirá coletar dados dos seus consumidores e validar a sua ideia, sem muito esforço e gastando menos dinheiro.

Você pode oferecer essa versão para teste, um free algo (grátis) trial do seu serviço, disponibilizar o primeiro módulo do seu curso online gratuitamente, e observar como seu publico reage a estes conteúdos.

Porque trabalhar com um nicho de mercado?

Deseja começar um negócio e está à procura de um mercado para atuar, prefere:

A) Entrar em um mercado amplo, com vários concorrentes, no qual possa vender produtos para diferentes públicos;

ou

B) Encontrar um segmento pouco explorado e tentar se tornar autoridade naquele ramo, oferecendo produtos ideais para o momento de compra do seu consumidor?

Eestamos certos de que você viu uma ótima oportunidade na opção B. Logo mais, explicarei o porquê.

Menas concorrência em como escolher um nicho de negócios

As principais vantagens de se trabalhar em um mercado muito segmentado é a falta de grandes concorrentes, pois nichos específicos são pouco explorados. Usando o exemplo da marca Eleiko, é uma empresa de equipamentos esportivos, que atende a demanda de um público bem específico.

Conforme descritivo, se a marca escolhesse por palavras-chave genéricas, tais como “equipamentos esportivos”, teria que enfrentar a concorrência de domínios já consolidados neste segmento e gastaria muito dinheiro com publicidade para atrair visitas para a página deles.

Você percebe o erro nessa estratégia?

Público que é mais qualificado para sua oferta

O usuário que procura por um produto ou serviço mais segmentado, ele está mais propenso a se inscrever no seu site para receber mais informações, cima de tudo, até mesmo solicitar um orçamento.

Quanto menor for o nicho, mais fácil será entender as necessidades do seu público-alvo e produzir conteúdo que atenda às demandas desses usuários, no momento que eles mais precisam.

Pionerismo

Com o nicho segmentado, você tem maior chance de se tornar pioneiro em um mercado que ainda não identificou novas demandas do público.

Você pode mapear sua persona (público alvo) profundamente e entender como é o comportamento do seu cliente ideal.

Se o seu público sente que você o compreende e que está falando diretamente com ele, se sentirá mais confiante para comprar seus produtos, mesmo que não seja uma necessidade urgente para ele.

Por que você precisa ter um nicho para seu negócio?

Por que um nicho vai especificar o seu negócio e identificar diretamente o que seu persona procura na no mundo da internet. Além disso,  é muito importante para a sua estratégia de negócios, que não existe uma resposta única para esta pergunta, e sim várias, como:

  • Não desperdiçar esforços e recursos tentando atingir públicos que não têm interesse pelo tipo de produto ou serviço que você pretende oferecer. Isso é especialmente útil para suas ações de marketing!
  • Identificar com rapidez onde se encontram os seus clientes em potencial e quais são as parcerias que podem trazer os melhores resultados para o seu negócio.
  • Em um nicho segmentado, você tem menos concorrentes e, consequentemente, mais possibilidades de liderar pesquisas para as palavras-chave que você escolheu.

Abaixo eu coloquei algumas das principais ferramentas para te ajudar a como escolher um nicho de negócios.

Google

O autocompletar do buscador pode te dar muitas ideias de nichos de atuação! Basta utilizar como palavra-chave o nome de seu produto + complementos como “de” ou “para” e características ou adjetivos de produtos.

Maps

Se você está fazendo uma segmentação geográfica é só pesquisar o tipo de estabelecimento + o recorte espacial desejado. Ex: lotérica no centro de Belo Horizonte.

Buzzsumo

O Buzzsumo é perfeito para descobrir quais mercados estão em alta na internet e nas mídias sociais! Com uma busca rápida, você consegue ter uma noção muito completa do que as pessoas que se relacionam com sua marca estão falando.

Google Trends

Outra ferramenta incrível para descobrir tendências! É só utilizar as palavras-chave que você descobrir no buscador para descobrir se o nicho que você está de olho está aquecido.

SEMrush

Uma das maiores ferramentas de análise de concorrência do mercado, o SEMrush vai te ajudar a identificar a real existência de um nicho de mercado e seu volume de competição na internet.

Keyword Planner

O Keyword Planner vai te ajudar a descobrir palavras-chave semelhantes com o nome do seu produto e oferecer uma leva de possibilidades de negócios.

Facebook

Os grupos do Facebook também são excelentes fontes de ideias, uma vez que reúnem potenciais clientes para discutir marcas e produtos. Vale monitorar as discussões, anotar feedbacks e até fazer pesquisas.

Quora

No Quora é possível filtrar os tópicos por linha de interesse e encontrar muitas postagens sobre o seu segmento de mercado além disso, nos comentários, vários consumidores comentando sobre suas necessidades não atendidas e dúvidas sem resposta.

Ou seja, um prato cheio de como escolher um nicho de negócios!